Lévi-Strauss up side down

E acabo de ler um post do Reinaldo Azevedo sobre o Lévi-Strauss.

Cada coisa que a gente vê! Então, o cara escreve sobre o LS e cita o Durkheim das Formas elementares, para dizer, no fim, “Como Durkheim, notou que o que era muito complexo numa dada civilização poderia ser resumida à sua forma — ou estrutura — elementar em outras. E esse “elementar” pode ser lido como sinônimo de “primitivo””. Então tá. Levi-Strauss virou um pensador hierarquizador (ao negativo, já que não teria negado a possibilidade de hieraquizar sociedades em termos valorativos – é como a ficha do dops da Dilma, ela não existe e por não existir não se pode provar que não existe). É dose prá leão. Mas para qualquer incauto, bem, LS defendeu claramente que não é razoável hierarquizar valorativamente as sociedades. Está lá, por exemplo, no “raça e história”, artigo muito, muito, muito conhecido – na boa, muito conhecido. Artigo obrigatório de primeiro ano de ciências sociais.

E essa confusão para criticar multiculturalistas (que seriam todos os antropólogos) e aqueles que estudam populações em periferias urbanas de grandes cidades (todos as antropólogos defenderiam a manutenção dos pobres como pobres e miseráveis, para preservar a “cultura”). E mais, tudo isso citando Durkheim e não o LS. E ainda aprendi que quem sabe tudo de LS é o Diogo Mainardi.

Num post abaixo brinquei com o EVC, mas após ler algumas insanidades relacionadas à obra do LS, é preciso destacar a seriedade da leitura EVCiana. Ao menos o Estadão deu espaço pra essa leitura. Está certo que na página anterior tinha o FHC se gabando do fato da esposa ter assistido alguns cursos com o nosso herói. Prefiro o comentário do Piero (ao meu post “LS e heróis”). Me agrada cada vez mais a antropologia ufscariana!! Salve o Piero.

Anúncios

Um comentário em “Lévi-Strauss up side down

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s