A memória do futuro

“Pai, eu tenho o bionicles que a Mirella me deu e agora esse brinquedo que a Liz me deu. Eles me fazem lembrar delas. Assim eu vou matar a saudade quando estiver na faculdade”

São as palavras do Cassiel, meu filho mais velho. Ele tem quase 6 anos.

Sinto que há algo errado nisso… a memória é algo que faz os velhos sofrerem, acho. O Cassiel não é novo demais para nostalgia? Que tipo de vida produz essa sensação num menino?

Será que fiz algo errado? Ou é o mundo atual mesmo?

Ao mesmo tempo, é uma frase Levi-Straussiana. É o bricolage do Cassiel: do universo dele, brinquedos ganham outros sentidos e compõem um outro quadro: a memória do futuro.

Deixe um comentário

