A etiqueta de Lévi-Strauss

Há várias boas histórias sobre como os livros do Levi-Strauss são tratados pelas nossas livrarias. Eu ouvi algumas e nunca soube se eram mesmo verdade ou se eram apenas plausíveis e, por isso, tinham virado histórias.

Alguém, que eu não lembro quem, me disse que viu, ou que alguém lhe disse que vira, o livro “O cru e o cozido” (um dos livros das mitológicas) na sessão de culinária em uma livraria. Outra história diz que o livro “Pensamento Selvagem” havia sido comprado por uma biblioteca de exatas na Unicamp porque possui um capítulo que se chama “A ciência do concreto”. Essa é mais difícil de acreditar, mas é ótima.

Outra típica de livraria é a que alguém me contou: o “História de Lince” estava na sessão de história natural, junto com os livros de divulgação da teoria da evolução. Há de se convir que Lévi-Strauss não facilita nos títulos.

E sempre duvidei dessas histórias, até uma semana atrás, quando eu passeava distraidamente (as crianças estavam no cinema) pelas estantes de uma saraiva em Ribeirão Preto. Deparei-me com essa cena:

O livro marron-avermelhado aí acima é o “Origem dos modos à mesa“, outro volume das mitológicas, colocado cuidadosamente na sessão de “etiqueta”. Eis que presencio o mito em pessoa: Lévi-Strauss está em todos os lugares! E agora, com as câmeras de celular (veja aqui um outro post sobre um assunto correlato), pude até comprovar o fato.

Mas daí me veio a dúvida: é melhor mostrar a foto ou só espalhar a história? Acho que com a foto o que era uma lenda engraçada vira um fato a ser esquecido. Parece que as imagens hoje ajudam a encurtar a memória (o Jameson é que estava certo).

2 comentários em “A etiqueta de Lévi-Strauss

  1. Muito bom. Tecnicas de gerenciamento da memória alteram cada vez mais nossa percepção do passado vamos dizer. Já que o regime de historicidade continua o mesmo:’Só acredito vendo!’ hehe

Deixe um comentário

