Ciências sociais, estilo twitter

Você já ouviu falar do Pecha Kucha? Não, não é piada não. É uma nova e revolucionária (?) forma de apresentação de trabalhos em congressos científicos. Parece que foi criada por arquitetos no Japão em 2007, e tem se espalhado. A associação americana de antropologia (AAA) bancou uma sessão apresentada no estilo Pecha Kucha e postou alguns comentários.

O método é o seguinte: apresenta-se 20 imagens, com 20 segundos de exibição para cada uma. Pronto, tem-se uma apresentação acadêmica! Dura exatos 6,40 minutos. É rápido, é animado e tem poucas palavras. Segundo os defensores é um método que permite extrair o essencial, evita a verborragia, economiza tempo e saco de quem escuta e sobra mais tempo para o debate.

Não quero criticar o método, pode até ser legal, sei lá. Mas que esse tipo de idéia só pode nascer num contexto de “economia linguística”, isso lá é bem verdade. Se você twitta muito e acha os blogs muito longos e cansativos, acho que está no caminho do Pecha Kucha. Pouca informação e ênfase naquela que é visual. Assim as mensagens ficam fáceis de entender. Essa é a questão: a complexidade parece que está causando cãibras na galera.

Já imaginou o Lévi-Strauss discutindo o pensamento selvagem em 20 slides?

eu resolvi radicalizar e criei o mini-pecha kucha. São apenas 10 imagens! Economiza o tempo em 3,20 minutos… Satisfação garantida pela metade do tempo. Fiz abaixo uma apresentação sobre o sentido da vida! enjoy.

Anúncios

2 comentários em “Ciências sociais, estilo twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s