O que quer o ex-presidente?

well, eu sou um antropólogo e entendo de política assim como qualquer um entende de futebol (se bem que até já escrevi um texto sobre futebol, publicado em revista de ciência política – vai entender). Nosso ex-presidente de plantão tem investido muito num papel político que eu não consigo mesmo entender. Deve haver alguém aí que explique. Na foto abaixo, FHC em pose de ex-presidente.

Na foto, o ex-presidente FHC

Primeiro foi aquele artigo descendo o pau no Lula, para chamá-lo, no fim das contas, de lulista. Alguém deve ter reparado que isso era uma redundância eleitoral, pois criava um título para o Lula, que a Dilma poderia assumir (ela seria a herdeira do lulismo). Um ou outro candidato da direita pode ter achado uma má-idéia, quem sabe. Mas a imprensa gostou, teve até o Caetano que aproveitou para dar umas bordoadas no Lula. Na foto abaixo, Caetano Veloso cantando “a mosca”.

Depois veio um pequeno interregno e, agora há pouco, mais um artigo desses bombásticos. De novo, comparando o seu governo com o do Lula. E de novo criando o bordão do lulismo (na boa, isso não é bom para a Dilma?). Bom, daí algum candidato da direita de ter mesmo ficado pusto com o FHC e logo no dia seguinte ele deu uma entrevista atacando não mais o Lula, mas a Dilma. Será que deram uma enquadrada no cara?

Mas me digam, o que quer o FHC? Depois o cara deu uma entrevista ao Miami Herald acusando a Dilma de dogmática, autoritária e especulando sobre um possível eixo do mal Dilma-Chaves. Você sabe, Miami é aquela cidade onde há uma elite cubana, anti-castrista e selvagemente anti-comunista. Se você não sabe, esses cubanos enriqueceram por conta de toneladas de dinheiro que os governos americanos despejaram na comunidade cubana “exilada”, para dar um exemplo de como o capitalismo salva. Tanto que deve ser o único lugar nos EUA onde é chique ser latino (os imigrantes brasileiros que tentam não ser vistos como latinos no EUA todo, em Miami apressam-se em desenvolver uma latinidade).

Aí o FHC vai lá e levanta um fantasma comunista no seio do anti-comunismo mais reacionário. Que coisa, será que o FHC não se preocupa com a própria biografia? Com o que historiadores falarão daqui uns 50 anos? Na imagem abaixo, historiadores dedicados a estudar o legado de FHC.

Mas já temos um norte: parece que chegaram à conclusão que não é bom bater no Lula e vão bater na Dilma. Mas será que só isso explica o que quer o FHC? Alguns diriam que é pura inveja e despeito do Lula, mas isso seria subestimar demais o FHC (ou não?).

Porque se você olha o cenário da oposição, vem a seguinte imagem à cabeça:

Desolação e abandono. Não é isso? O Serra atolado nas chuvas, o Arruda (ex-futuro-vice) preso, o Aécio voltado aparentemente para Minas… Os jornalões buscando freneticamente uma saída. Que se resume a tentar impor ao Aécio a vice-candidatura na chapa com Serra. Abaixo foto do governador Serra se preparando para o carnaval na Bahia.

Será que o FHC viu o picadeiro vazio e resolveu chamar pra si a responsabilidade? Tipo deixa que eu bato o pênalti?

Imaginem um cenário em que a Dilma cresce um pouco mais nas pesquisas, o Serra foge da candidatura e o Aécio não aceita a batata quente e toca seu barco para ser um futuro lider de uma oposição diferente (diferente porque o DEM está morrendo; se o Serra fugir ou perder o PSDB paulista encolhe e porque se continuar assim continua naufragando).

Não, não acho que o FHC quereria ser candidato da mídia e da direita, isso só aconteceria se ele fosse acometido por uma absoluta falta de senso de noção e overdose de vaidade. Ou será que ele toparia? (abaixo imagem de FHC perante o futuro do PSDB paulista).

E como não sei nada de política, não entendo mesmo. Será que, no fundo, ele já antevê a derrota (ou fuga) do Serra e joga agora para continuar a ser o “pensador da oposição”? Será que o combate dele é contra o futuro ostracismo, representado por um Aécio forte no Senado? Ou seria pressumir demais? Sei lá. O que quer que queira FHC, parece que ele pensa individualmente, lançando uma bóia para si mesmo.(Abaixo imagem da bóia de FHC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s