Migração e futebol na Copa

Em tempos de Copa do Mundo, quase mais nada importa (ao menos para mim). Então, como só consigo pensar nessa porra mesmo, mando aí alguns drops de curiosidades sobre a copa e os imigrantes.

Você viu a recepção calorosa à seleção Portuguesa na África? Veja aqui que foi a maior recepção até aqui(claro, os bafana bafana já estão lá). Você sabe porquê?

Bom, é por causa dos cerca de 500.000 imigrantes portugueses (e descendentes) nos números mais otimistas, e 200.000 nos números menos ambiciosos.

Houve uma primeira vaga de imigração nos anos 50 do século passado, principalmente de madeirenses, depois da independência de Angola e Moçambique, em 1975, houve outra grande vaga, daqueles que preferiram fugir dos novos países (em geral brancos).

Na África do Sul, os caras viviam uma situação liminar, como podemos ver no trabalho de Marcos Toffoli (dissertação de mestrado defendida na Unicamp, sob orientação do Omar Thomaz, aquele mesmo que esteve no Haiti e, junto com os alunos, montou aquele blog). Eram teoricamente brancos, mas os brancos wasp mesmo não davam esse “crédito” para os portugueses. Não eram brancos para os “ingleses” da África do Sul, e tampouco se aproximavam da população negra (muito pelo contrário).

Com o fim do apartheid, foram identificados com a maioria branca. Uma onda de assassinatos de brancos começou a se alastrar pela África do Sul, e a minoria portuguesa não ficou de fora. Por conta dessas mortes, organizaram uma grande passeata em 15 de novembro de 2000, em Joanesburgo, acusando o governo (negro) de nada fazer para conter a violência. Receberam de Steve Tshwete, então ministro da segurança, a resposta direta:

Foram (e ainda são) identificados como apoiadores do apartheid, o que não é lá muito glorioso. E a recepção “calorosa” pode ser matizada: é apoio dos imigrantes. Não imagino que a população negra tenha muito ânimo em apoiar os portugueses…

Para acessar o trabalho do Toffoli, clique aqui (é preciso um rápido cadastro).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s