Perspectivismo sem noção

Cara, tenho ficado um tempo sem postar, acho que é uma crise habitual pra quem tem blog (ainda sou novo nessa história). Mas tenho me retraído pela chatisse sem fim da discussão política atual. Sabe como é: quem vota em x acompanha os blogs x’, quem vota em y, acompanha os y’. E há a tendência a x’ não gostar de y’ (e o jogo da trollagem básico). Como diria o Cassiel, meu primogênito, a respeito do desenho do Barney: “pai, chato pra caramba”. Esse climão fla-flu é um saco. Ainda mais pra quem, como eu, decidiu votar no Plínio, que fica na minoria-traço absoluto. E nem precisa me indicar os blogs pró-Plínio, que também não tô afim.

Por tudo isso não tenho vontade de falar muita coisa. E por isso esse post sem noção (ainda chego lá). É tão sem noção que começa pelo fim. Deveria ser um post depois de outro, que explicasse a associação básica e o motivo. Mas como estou a fim de badernar mesmo, comecemos pelo fim.

Você já viu o Mutano? Aquele personagem dos Novos Titãs, da DC Comics… Teve aí uma série de desenhos sobre os novos titãs, meio animê, que meus meninos gostam muito (é bem legal mesmo, engraçado). E o Mutano é o mais imbecil dos personagens, e o mais engraçado. É tipo um super-herói inútil. Há uma entrada muito engraçada na desciclopedia (principalmente por indicar que o Mutano pode se transformar em mafagafos).  Basicamente, o Mutano é um cara que pode se transformar em qualquer animal, e é verde (e todos os bichos ficam verdes). É como se qualquer dos bichos votasse na Marina.

 

É da série de heróis perspectivistas: eles são sempre humanos, mas em várias formas. Como se os animais nos quais se transformam fossem apenas roupas. O cara vira uma galinha e continua pensando como um humano e, em geral, fala como um humano. A versão mais moderna desse herói é o Ben 10, que vira alienígenas, mas continua humano.

Fiquei pensando que somos muito perspectivistas para pensar em super-heróis assim, só que não levamos a coisa a sério como os indíos da amazônia, que levam isso para o centro das cosmologias. Aqui fica meio que na periferia da nossa cosmologia, aquela dedicada às crianças. Não tem nada mais perspectivista que desenho animado. Já pensou que o Pluto é um cachorro que pertence ao Pateta, que é outro, bem, cachorro?

Não, não é escravidão: é só um cúmulo do perspectivismo. Como se tivesse dado tilt e duas dimensões que não deveriam estar no mesmo plano de perspectiva permanecessem, entretanto, juntas sem problemas. ah, ou não , sei lá.

Enfim, isso foi um desvio. Mas imagine que o Mutano virasse uma galinha e pensasse como uma galinha… Seria muito legal, mas provavelmente ele não voltaria a ser humano, já que provavelmente as galinhas acham que o melhor jeito de estar no mundo é o jeito galináceo. Não teríamos mais esses super-heróis, o que seria uma pena, mas teríamos uma puta idéia legal (tipo o contrário do Kafka, o cara vira uma barata mas acha sua baraticidade o máximo).

Aí fiquei pensando uma cena legal. Suponha que o Mutano realmente vire outros animais (e pense como eles e não como humano) e descubra que o Ser do bode é o melhor Ser que há. E que em todo o seu tempo livre, dedique-se a explorar uma bodicidade. Imagino o desenho, a galera dos titãs ficando pusta que o cara só quer saber de ser bode e nada para o heroísmo. Até que a Ravena (que tem poderes psíquicos) entra na mente do Mutano e descobre a delícia de ser bode. E ficam os dois ligados nessa parada, viciados em bodicidade, trancados no quarto e apenas sendo bodes.

Seria o máximo. E claro, isso tudo não tem nada a ver com nada. E a idéia me veio por uma associação mais nada a ver ainda, que é uma crítica social ao centrismo amestrado do PT, mas se der eu conto isso em outro post. Por enquanto, chega de delírios.

quem não é antropólogo e não sabe porra nenhuma do que é perspectivismo pode achar esse texto ainda mais delirante. Aqui há uma introdução à ideia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s