E a Dilma virou mulher

Dilma mulher

Engraçada essa Globo Níus. Meses de pancadaria contra a Dilma e, de repente, depois que ela ganhou, descobrem que ela é mulher e que isso é bacana, é uma novidade etc.

Hoje teve até o estudio I cheio de comentaristas mulheres comentando a “novidade”.

Depois dizem que isso aqui é muito diferente da Nova Guiné da Strathern. A Dilma, até sábado, era homem para a mídia de oposição (Globo, Folha e Estadão): era guerrilheira, dura, mandona. Todo discurso construindo uma Dima masculinizada. Nunca se falava da “candidata mulher”.

Agora a reaproximação, as mãos estendidas, correm na linha da “mulher no poder”. Engraçado ver a Waldvogel louvando a feminilidade da Dilma.

E claro que essa mídia de oposição agora precisa se despir das armas e constituir outra relação com a Dilma, senão a coisa vai ficar muito tensa. Os cães de guarda parece que ficarão no armário por um tempo. Os comentaristas de ontem na Globo Níus eram de outro naipe (não vimos o diplomata tucano, o economista reformista fiscal, o historiador anti Lula, o sociólogo-geógrafo rancoroso): eram mais “técnicos”, falando das futuras dificuldades do governo Dilma.

Claro que tem uma galera que não deixa de babar ódio de classe: o astro rei continua lá destilando sua raiva, o italo-brasileiro fujão acha que se livrou do Lula, o historiador anti Lula ignora a vitória de Dilma. E além disso, o próprio Serra continua destilando sua nova figuração tea party.

Que discurso pequeno, o do Serra. No momento de distenção, estava cheio de metáforas belicosas: luta, trincheiras, fortaleza. Um desesperado grito de “não me esqueçam”, “ainda estou aqui”. Mas a mídia parece que quer esquecê-lo. Já aparecem por todos os lados análises dos erros da campanha e o principal erro é sempre o “estilo Serra”. Ou seja, o principal erro da campanha do Serra é, como não poderia deixar de ser, o próprio Serra. A mídia amiga vai tratar de jogar toda a culpa no próprio Serra, que vai virar vítima do seu veneno.

Engraçado ver o Merval, todo deprimido, achando piada do discurso do Serra e dando-o como morto.

Oposição e futurologia

E a oposição? Bom, já começa com uma disposição para briga interna, como tem sido a tônica. Tem gente apostando que o Aécio será o “novo líder”, mas eu truco. O líder da oposição tem que ter apoio do principal órgão da oposição, que é a mídia. Parece-me que o Aécio não vai ter essa ajuda da mídia paulista e carioca, que sempre quis colocar uma canga no cara. Para muitos, Aécio é um vilão. Não vai ter vida fácil como líder da oposição e duvido que consiga ser candidato à presidência pelo PSDB (na verdade, duvido que ele continue muito tempo no PSDB).

A imprensa vai mesmo é de Alckmin, pode apostar. Vai virar o novo bastião da salvação. E ao menos é um conservador de verdade (não é como o Serra). E o negócio vai continuar uma briga interna, já que a elite do PSDB paulista não dá muito crédito ao cara. Enfim, a oposição vai continuar rachada, a mídia vai ter um namoro rápido com a Dilma para depois começar a desconstruí-la (ela vai voltar a ser homem). E vai eleger o Alckmin para próximo sumo-pontífice salvador e limar o Aécio. E o Alckmim vai perder a próxima eleição para presidente (quem ganha eu não sei, mas vai ter a Marina, a Dilma e o próprio Aécio, provavelmente em outro partido).

Alckmin, o novo messias
Anúncios

6 comentários em “E a Dilma virou mulher

  1. Igão, vc sempre muito “pontual” na crítica, me divertindo muito… as trincheiras da Dilma foram emprestadas ao Serra, vc não percebeu? Ela falando sobre “governo para TODOS” e não mais para essa ou aquela classe e ele sugerindo “luta armada” da parte da oposição… só me confunde!!! rss…

  2. Ótimo texto. Agora Serra realmente provará do mesmo veneno que forneceu muito para a mídia, de mocinho a vilão em menos de dois dias rs
    Aécio, pra mim, é certeza que ele sairá do PSDB e levará muitos com ele. Será um cenário político interessante: o avanço do partido verde tirando a dicotomia partidária do PT e PSDB; um novo partido de oposição ao PSDB; muita informação circulando pela internet e redes sociais…
    Futurologias a parte, estou esperando atento pra ver como será esse mandato da Dilma.

  3. meu amigo, mas tu viu o JN de ontem quando entra a chamada “os líderes da oposição comentaram que…”, quem foi que apareceu?? o difunto arthur virilio?? não, o aecim, esse mesmo, uai.

  4. Pra mim ela continua sendo “caba ômi”…

    Obs: Historiador anti-Lula…kkkkkkkkkkkkkkk. O Villa ficaria muito puto se visse isso.
    Abraços

  5. alguém aqui entende o namoro dos “progressistas” (incluo aí mino e nassif)com o aécio? Afinal, o que é que o cara tem, que estão sempre dispostos a um belo sorriso para ele?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s